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quarta-feira, 20 de junho de 2012

PLANEJAMENTO - G's


PLANO DE AULA

TEMA: Roma: da Monarquia ao Império Romano
REVISÃO
PÚBLICO ALVO: alunos do sétimo ano – turma G-1 e G-3


1 – Objetivos
  •   Entender os diferentes marcos históricos que definem as origens da civilização romana
  •   Identificar a Monarquia romana como um dos períodos da História de Roma;
  •   Conhecer a periodização desse período: Monarquia, Republica e Império;
  •   Caracterizar a organização econômica, política e cultural dos diversos períodos da História de Roma;
  •   Compreender as principais características de cada período da História de Roma;
  •   Compreender a expansão romana;
  •   Entender a dinastia romana;
  •   Compreender que a formação do feudalismo foi resultado da composição de elementos da cultura bárbara e romana;
  •  Identificar as principais características do feudalismo: sociedade de ordens ou estamental, economia predominantemente agrária e descentralização política.



2  - Conteúdos
  •     As origens da civilização romana ;
  •      A monarquia Romana ;
  •      A Republica Romana  ;
  •      Sociedade e conflitos;
  •      O expansionismo Romano;
  •      A crise da Republica;
  •     O Império Romano;
  •     O Triunvirato e a ditadura de César;
  •     O Alto Império

3         Tempo estimado
  •     Aproximadamente 15 (quinze) aulas

4         Material necessário
  •     Giz, quadro negro, mapas e livro didático.

5         Desenvolvimento
  •       Aulas expositivas
6.   Avaliação

  •       Questões escritas;
    •     Questões orais;
    •     Questões avaliativas( utilização do Ambiente Informatizado;
    •      Produção de textos.

TEMA: Europa – as migrações e o feudalismo
PÚBLICO ALVO: alunos do sétimo ano – turma G-1 e G-3
1 – Objetivos
  •  Entender os diferentes marcos históricos que definem o início e fim da Idade Média;
  •  Identificar a Idade Média como um conceito característico da Europa Ocidental;
  •  Conhecer a periodização desse período: Alta e Baixa Idade Média;
  •  Caracterizar a organização econômica, política e cultural dos povos bárbaros;
  •  Compreender a participação dos povos germânicos na desintegração do Império Romano do ocidente e na formação do feudalismo;
  • Compreender que a formação do feudalismo foi resultado da composição de elementos da cultura bárbara e romana;
  • Identificar as principais características do feudalismo: sociedade de ordens ou estamental, economia predominantemente agrária e descentralização política.

2         Conteúdos
  • Idade Média;
  •  Migrações bárbaras;
  • O reino dos francos;
  • Carlos Magno e o Império Franco;
  • Feudalismo;
  • As novas invasões.

3         Tempo estimado
  •     Aproximadamente 07 (sete) aulas

4         Material necessário
  •     Giz, quadro negro, mapas e livro didático.

5         Desenvolvimento
  •      Aulas expositivas
5.1.1        Idade Média e o poder na Idade Média.
a)      Introdução;
  •  Início da Idade Média.
  •       A importância da Idade Média;
  •      Onde? Europa ocidental!
  •          Característica básica: feudalismo;
  •  Grupos sociais da sociedade medieval: clero, nobreza e servos;
  •        Religião Cristã: Igreja, instituição dominante da Europa medieval;
  •       Alta Idade Média: séculos V e X – feudalização;
  •         Baixa Idade Média: séculos XI e XV – crises e transformações do feudalismo;
As migrações bárbaras
  • Contrato vassálico:
  • Laços individuais de proteção e obrigação mútua;
  • Terra e proteção x serviços e fidelidade;
  • Suseranos e vassalos;
  • Não escrito, realizado em cerimônia com testemunhas.
    A formação do feudalismo
  • A sociedade feudaL
  •  Sociedade estamental;
  •  Exército: cavaleiros nobres;
  • O servo e o “vilão”;
  • Tributos.Estrutura física do feudo:
  •  Economia feudal
  • Ruína da autoridade Central;
  •  Estreitamento de relações entre servos e senhores; 
  •  Consolidação da ordem feudal: senhores usurpavam servos e permissão da Igreja e mantinham poder com armas da cavalaria.                  
 Flexibilização do tempo
  •   Momentos de intervenção individual realizados pelo professor;
  •   Questões específicas através da intérprete;
  •  Início das aulas seguintes com retomada de conteúdos anteriores.

Flexibilização de recursos
  • Esquemas no quadro;
  • Uso de imagens; 
  •  Utilização do Ambiente Informatizado.

Avaliação
  • Questões escritas;
  • Questões orais;
  • Produção de textos.

Flexibilização da avaliação
  •  Revisão;
  • Questões escritas de caráter objetivo;
  • Questões orais;
  • Pesquisas manuscritas sobre temas específicos
 A Baixa Idade Média Européia


Conteúdos
  • As cruzadas
  • O Renascimento Comercial
  • A formação da Monarquias Centralizadas
  • A crise do Século XIV
  • O "fim" da Idade Média 

Flexibilização de recursos
  • Esquemas no quadro;
  • Uso de imagens; 
  •  Utilização do Ambiente Informatizado.

Avaliação
  • Questões escritas;
  • Questões orais;
  • Produção de textos.

Flexibilização da avaliação
  •  Revisão;
  • Questões escritas de caráter objetivo;
  • Questões orais;
  • Pesquisas manuscritas sobre temas específicos

A Expansão Ultramarina européia

  1. Conteúdo

  • Da Idade Média aos tempos modernos
  • O comércio marítimo europeu
  • Portugal: monarquia centralizada
  • As grande Navegações
  • A partilha do mundo entre Portugal e Espanha
 
 Flexibilização do tempo

  •   Momentos de intervenção individual realizados pelo professor;
  •  Início das aulas seguintes com retomada de conteúdos anteriores.

Flexibilização de recursos
  • Esquemas no quadro;
  • Uso de imagens; 
  •  Utilização do Ambiente Informatizado.

Avaliação
  • Questões escritas;
  • Questões orais;
  • Produção de textos.
  • Utilização do Ambiente Informatizado.

Flexibilização da avaliação
  •  Revisão;
  • Questões escritas de caráter objetivo;
  • Questões orais;
  • Pesquisas manuscritas sobre temas específicos

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