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domingo, 22 de abril de 2012

PLANO DE AULA "O PRINCIPE DO EGITO"


PLANO DE AULA
REFERENTE AO FILME 
“O Príncipe do Egito”



PROFESSOR: Fabio da Cunha (História),
TEMA:  A História do Egito Antigo



Sinopse e detalhes
No Egito antigo, quando os hebreus lá viviam como escravos e o faraó Seti, temendo o constante nascimento de crianças hebréias, pois no futuro poderiam se tornar uma força que ameaçasse seu poder, ordena que todos os bebês hebreus do sexo masculino sejam afogados. Uma hebréia se desespera ao ver que seu filho poderá ser morto e, para salvá-lo, o coloca em uma cesta no rio. A criança acaba sendo encontrada pela rainha, assim Moisés criado como irmão de Ramsés, o herdeiro do trono de Seti. Os dois crescem e se tornam grande amigos, mas Moisés acaba descobrindo sua origem, decide abandonar o palácio e libertar os hebreus, para levá-los para a Terra Prometida.


 TEMPO ESTIMADO:
- Filme: quatro aulas de 50 min. no pátio da escola.
- Atividades: cinco aulas de 50 min. na sala de aula.

RECURSOS:
- Televisão da Escola.
- DVD.

PÚBLICO ALVO:
- Turmas N5, N6, N7 e N8.

JUSTIFICATIVA:

Podemos apontar algumas razões que justificam a escolha do filme, a principal delas é que ele retrata um momento histórico importante: a fuga dos Hebreus do Cativeiro, relatado na Bíblia ou seja, seria fácil relacioná-lo aos conteúdos históricos e demais áreas do conhecimento. Outra razão importante seria mostrar aos alunos um filme com um tipo de abordagem histórica, diferente dos filmes americanos costumeiros. No entanto, o filme não só consegue ser um retrato muito interessante de uma época, mas também nos chama atenção o conflito entre o povo Hebreu X Faraó (Egito Antigo).


CONTEÚDO A SER DESENVOLVIDO

Ø  História do Egito Antigo
Ø  História dos Hebreus.

OBJETIVOS:

- Compreender a extensão e a importância da história do povo Hebreu;
- Compreender a extensão e a importância da história do povo Egípcio.
- Valorizar o conceito de liberdade;
- Situar geograficamente os países envolvidos;
- Compreender as diferenças dos sistemas políticos;
- Entender as diferenças étnicas e culturais;
- Conhecer a realidade econômica e histórica do período histórico;
Contextualizar um relato da Bíblia.


DESENVOLVIMENTO:

Nas aulas de História, o professor de História fará com os alunos um estudo a respeito do tema(O Egito Antigo). Depois, em outras aulas seguintes, serão apresentados alguns trechos filme e também um exercício reforçando a importância de conhecer uma passagem da Bíblia e contextualizá-la aos conteúdos estudados em sala de aula . Após o filme, nas demais aulas, será proposta sobre o assunto.
Além das discussões, os alunos irão fazer um pequeno exercício sobre os principais elementos que compõem a narrativa do filme (personagens, espaço, tempo cronológico, conflito gerador e o tipo de narrador). E o professor de História irá preparar uma atividade avaliativa contendo 15 questões objetivas relacionando os conteúdos já estudados, com a narrativa do filme.

AVALIAÇÃO
  •  A avaliação será feita no decorrer das discussões em sala de aula, levando em consideração a participação dos alunos.
  • Atividades feitas pelos educandos.

PLANO DE AULA
REFERENTE AO FILME “O Príncipe do Egito”

GOIÂNIA, ABRIL DE 2011.

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